5 Condições em que o azeite trata melhor do que muitos medicamentos

O azeite é um óleo vegetal da região mediterrânea que é extraído da azeitona. Tem variedades diferentes, dependendo da azeitona que é usada para produzir como Picual, Hojiblanca, Lechín ou Cornicabra.

Um ponto que devemos saber é que o azeite também é dividido de acordo com o método de extração, com o azeite virgem extra sendo a mais pura extração por pressão a frio. Por este motivo, o óleo de oliva extra virgem é o que mantém as propriedades intactas e que tem os maiores benefícios para a saúde.

O óleo de oliva é muito benéfico para a nossa saúde porque tem muitos ácidos gordos monoinsaturados porque eles têm muitas propriedades positivas. No entanto, você não deve abusar da sua ingestão, uma vez que a dose diária recomendada é de 2 ou 3 colheres de sopa por dia (não se esqueça de que um grama de azeite contém 9 kcal).

Aqui mostramos todos os benefícios de ter esse super-alimento que está na mão de todos, já que você pode obtê-lo em qualquer mercado local.

1.- Colesterol

O óleo de oliva regula os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, que é muito prejudicial para a saúde porque se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos. A principal doença que causa altos níveis de colesterol ruim é a aterosclerose, uma doença que diminui o tamanho das artérias e dificulta o sangue e o oxigênio.

2.- Hipertensão

Devido aos seus polifenóis, o azeite ajuda a diminuir a pressão arterial. Além disso, os ácidos graxos monoinsaturados têm propriedades hipotensivas. De fato, estudos científicos mostraram que a grande maioria da população do Mediterrâneo não possui hipertensão porque consome o azeite.

3.- Propriedades anti-inflamatórias

O óleo de oliva ajuda a reduzir a inflamação porque tem muitos micronutrientes que atuam como qualquer droga anti-inflamatória. Os pesquisadores também descobriram que o azeite contém um composto chamado "Oleocanthal" que inibe a atividade das enzimas ciclooxigenase, causando um efeito anti-inflamatório.

4.- Antioxidante

O azeite atua como um poderoso antioxidante por sua grande quantidade de fenóis, que reduzem o envelhecimento e melhoram as funções cognitivas. Isto significa que graças às suas propriedades, o azeite ajuda a retardar o envelhecimento de outras moléculas. Isso evita doenças crônicas não transmissíveis que limitam a expectativa de vida da população.

5.- Osteoporose

O óleo de oliva melhora a absorção de cálcio, magnésio e zinco, promovendo o crescimento ósseo, melhorando a absorção de micronutrientes lipossolúveis, como a vitamina A e D, que ajudam a manter os ossos fortes. Portanto, os componentes do azeite agem como qualquer medicação prescrita para combater a osteoporose. Além disso, essas propriedades têm um efeito protetor sobre as unhas e cabelos.

Você conhece os segredos do azeite, agora incorporá-lo em sua dieta diária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *